Bahia de Cabo a Rabo

Plano de Viagem
Recife - Bahia (Litoral Norte) - Bahia (Litoral Sul) - Chapada Diamantina - Recife
Data
Descrição do Roteiro
Mapa
# Ref.
Condição Estrada
Condição Local
Percurso Diário
07-Jan-00
Saindo de Recife, pela BR-101 Sul, pasando por Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ribeirão e Palmares.
Roteiro 24
Boa

Seguir até a divisa PE / AL, ainda pela BR-101 Sul, passando por Novo Lino, Rio Largo e seguir pela BR-101 Sul, passando pelas entradas de Maceió, Palmeira dos Índios, Praia do Francês, Barra de São Miguel, Arapiraca, passando por Teotônio Vilela.
Roteiro 24 / 23

Boa c/ alguns buracos entre B. S. Miguel e T. Vilela.

Chegando em Propriá, nas margens do São Francisco, divisa AL / SE. Continuar pela BR-101 Sul, passando pela entrada de Aracajú e por Laranjeiras, até chegar em Estância, onde deve-se pegar uma bifurcação à LESTE, de acesso à LINHA VERDE.
Roteiro 23
Longo trecho em cascalho, s/ asfalto.

Aproximadamente 27 Km, derivar à LESTE novamente para ter acesso ao Pontal (12 Km aprox), na Barra do Rio Real, na margem Sergipana, de onde se pega o barco para atravessar para Mangue Seco - BA (15 min aprox).
Longo trecho em cascalho, s/ asfalto.
No Pontal, vilarejo c/ estacionamento e pequena estrutura de bares. Vários piers c/ barcos p/ travessia. Em Mangue Seco, vilarejo com pousadas e restaurantes rústicos e casas de pescadores.

Retornar à Linha Verde, e seguir na direção SUL, aproximadamente 129 Km, até a entrada à LESTE para Porto Sauípe (4 Km aprox).

Longo trecho em cascalho, s/ asfalto.
Em Porto Sauípe, boas condições de acomodações, complexo hoteleiro de alto luxo em construção.

1 Pernoite em Porto Sauípe

735 Km
08-Jan-00
Retornar à Linha Verde, e seguir na direção SUL, aproximadamente 29 Km, até a entrada à LESTE que dá acesso à Praia do Forte (2 Km aprox).
Boa
Na Praia do Forte, boas condições de acomodações, com várias opções de pousadas, hotéis e restaurantes. Estacionamento disponível. Projeto TAMAR. Praia bastante badalada.

Retornar à Linha Verde, e seguir na direção SUL, aproximadamente 30 Km, até a entrada à LESTE que dá acesso à Arembepe (1 Km aprox).
Idem.

Retornar à Linha Verde, e seguir na direção SUL, aproximadamente 50 Km, até Salvador, passando por Lauro de Freitas, Aeroporto Internacional, Praias de Itapuã, Piatá, Jaguaribe, Armação, Pituba, Amaralina, Rio Vermelho, Ondina e Farol da Barra.
Boa

Do Farol da Barra, seguir para o Ferry Boat, para a travessia para Itaparica.
Boa

Chegando em Itaparica, seguir em direção à Nazaré (65 Km aprox), e novamente seguir até a BR-101 Sul, no Município de Sto Antônio de Jesus (32 Km aprox).
Roteiro 20

Seguir pela BR-101 Sul, até a entrada para o Município de Valença (42 Km aprox). Entrar à LESTE, e após aproximadamente 35 Km, se chega em Valença. Estacionar o carro, próximo ao porto para pegar o barco para a travessia para Morro de São Paulo (30 min).
Boa
Em Valença, cidade do interior com acomodações rústicas. Estrutura de estacionamento coberto, porto com transporte convencional e lancha rápida. Morro de São Paulo, vilarejo de pescadores, com grande estrutura turística. Variedade gastronômica.

2 Pernoites em Morro de São Paulo

300 Km
10-Jan-00
Retorno à Valença de barco, e segue pela BA-001 até o Município de Camamu, passando por Taperoá e Ituberá, de onde se deriva à OESTE para a Cachoeira da Pedra Grande.
Boa

Retornar à BA-001 sentido SUL em direção à Camamu, onde se deriva À OESTE, para encontrar a BR-101 SUL novamente no Município de Travessão (42 Km aprox).
Roteiro 20

Seguir em direção ao SUL, até o Município de Itabuna (68 Km aprox), e entrar no sentido LESTE, para o Município de Ilhéus (36 Km aprox).
Boa

Em Ilhéus, pegar novamente a BA-001 sentido SUL, e seguir até a Ilha de Comandatuba (64 Km aprox), passando por Olivença e Una.
Roteiro 20

Seguir pela BA-001 sentido SUL, até o Município de Canavieiras (37 Km aprox). Obs. Não chega a entrar em Canavieiras, pegar o entroncamento à OESTE para a BR-101 (59 Km aprox), passando por Santa Luzia.
Boa

Seguir pela BR-101 Sul, até o Município de Eunápolis (105 Km aprox), passando por Itapebi (51 Km aprox) e Itagimirim (67 Km aprox).
Roteiro 19

Em Eunápois derivar à LESTE, para o Município de Porto Seguro (65 Km aprox), através da BR-367.
Boa
Em Porto Seguro, excelentes condições de acomodações, com várias opções de pousadas, hotéis e restaurantes. Barracas de Praia que são verdadeiros espaços de laser, com shows e várias atrações. Excelente estrutura turística. Vida noturna e praia badalada.

Em Porto Seguro, seguindo pela BR-367 sentido NORTE, se alcançam as Praias do Litoral Norte de Porto Seguro, bem como a cidade de Sta. Cruz Cabrália (23 Km aprox).
Boa

De Sta. Cruz Cabrália, se chega a Sto. André e Sto Antônio, através de travessia de balsa, ou passeio de barco.
Boa
Passeio de Escuna para o Recife da Coroa Alta.

De Porto Seguro, seguindo na direção do Porto, se atravessa de balsa para o Arraial D' Ajuda, de onde se tem acesso por terra para o Município de Trancoso (21 Km aprox).
Boa
Diversas opções de praias, com barracas, bares, pousadas e boates. Opções de laser como Banana Boat, Vôos de Ultraleve e Parapente. Em Trancoso, praias de nudismo.

2 Pernoites em Porto Seguro

540 Km
12-Jan-00
Retornar à BR-101 SUL no Município de Eunápolis, através da BR-367. Chegando à BR-101 SUL, seguir até o Município de Itamarajú (93 Km aprox), passando por Itabela (28 Km).

Boa

Em Itamarajú, entrar no sentido LESTE, em direção à Prado (56 Km aprox), passando antes por Guarani (15 Km aprox).

Chegando em Prado, seguir até Alcobaça (21 Km aprox) e depois até Caravelas (51 Km aprox). De Caravelas se alança o Arquipélago de Abrolhos através de barco de médio porte.
Boa
Em Caravelas, razoáveis condições de acomodações. Excelente estrutura de apoio para acesso ao Arquipélago de Abrolhos, com várias operadoras de mergulho.

2 Pernoites em Caravelas

270 Km
14-Jan-00
Retornar para Itamarajú (107 Km aprox), e pegar a BR-101 sentido NORTE, em direção à Itapebi (164 Km aprox), onde se deve derivar à OESTE, no sentido de Vitória da Conquista (234 Km aprox).

Boa

Chegando em Itapebi, no entroncamento para Vitória da Conquista (234 Km aprox), segue-se no sentido OESTE, passando por Gurupá-Mirim (42 Km aprox), Potiraguá (66 Km aprox), onde deve-se pegar o entroncamento à direita, no sentido de Itapetinga.

Após pegar o entroncamento à direita em Potiraguá no sentido de Itapetinga (76 Km aprox), deve-se cruzar a BR-415 (58 Km aprox) na qual deve-se seguir à esquerda, sentido Itapetinga (18 Km aprox) e Itambé (53 Km aprox).

Ruim, com muitos trechos esburacados.

Em Itambé, continuar pela BR-415, sentido NORTE - Vitória da Conquista (57 Km aprox). Em Vitória procurar a saída para Anagé (45 Km aprox) pela BR 407 sentido NORTE.

Em Anagé, pegar a saída para Tanhaçú (57 Km aprox), pela BA-142 sentido NORTE. De Tanhaçú seguir pela BA-142 NORTE até o Município de Mucugê (194 Km aprox), portão de entrada da Chapada Diamantina ao Norte.
Ruim, com muitos trechos esburacados.

De Mucugê, seguir ainda pela BA-142 NORTE até Andaraí (50 Km aprox), e então derivar à LESTE para a Gruta do Poço Encantado (19 Km aprox).
Roteiro 22
Boa, mas trecho com bastante aclives, declives e curvas sinuosas.

Retornar à BA-142 NORTE, e seguir até do entroncamento com a BR-242 (52 Km aprox), derivar no sentido OESTE, na direção da entrada de Lençóis (36 Km aprox). Seguir até a entrada de Palmeiras (40 Km aprox).
Roteiro 22
Boa, mas trecho com bastante aclives, declives e curvas sinuosas.

Entrar à esquerda para ter acesso ao Município de Palmeiras (8 Km) e depois até o Capão ou Caeté-Açú (16 Km). Chegou-se ao coração da Chapada Diamantina.

Ruim, com muitos trechos esburacados.
Em Capão, estrutura básica de acomodação e alimentação, é o coração da chapada, de ondem partem as principais trilhas para Cachoeiras, Grutas, Trecking, etc.

2 Pernoites no Vale do Capão

1120 Km
16-Jan-00
Retornar à BR-242, sentido LESTE, até a entrada de Lençóis (40 Km aprox). Entrar à direita até Lençóis (12 km aprox).
Ruim, com muitos trechos esburacados.
Lençóis tem boa estrutura de turismo, boas acomodações, bares e restaurantes, vida noturna, variedade gastronômica e comércio. De lá saem várias trilhas para Cachoeiras e Grutas.

1 Pernoite em Lençóis

70 Km
17-Jan-00
Retornar à BR 242, sentido LESTE, em direção à Feira de Santana (288 Km aprox), passando por Itaberaba (124 Km aprox), entroncamento com a BR-116 NORTE (215 Km aprox).

Ruim, com muitos trechos esburacados.

Chegando ao entroncamento com a BR-116, tomar o sentido NORTE para Feira de Santana (73 Km aprox). Em Feira, pegar a saída para BR-324, sentido BR-101 (15 Km aprox).

Boa

Tomar a BR-101 sentido NORTE, até Cristinápolis, na divisa BA / SE, passando por Alagoinhas, Entre Rios e Esplanada. Depois seguir até Estância (31 Km aprox).

Ruim, com muitos trechos esburacados.

De Estância, se faz o percurso inverso da ida a partir deste ponto.

Chegada em Recife

1100 Km

Percurso Total

4135 Km

Duração da Viagem

10 dias

Faça Aqui o Download da Planilha em EXCEL

Para conhecer melhor a Bahia visite:
Estado da Bahia.
Bahiatursa - Órgao Oficial de Turismo.
Página Oficial da Prefeitura de Salvador.
Abrolhos.
Chapada Diamantina.
Guia Porto Seguro Virtual.
Valença On Line.

Página atualizada em: 12/03/2000.
Criada por Maurício Jorge de Moura
E-mail --> mauricio@elogica.com.br

Volta para a Home Page. Volta para o Álbum de Fotos. Volta para a Bahia de Cabo a Rabo!